Pais e profissionais debatem sobre alergia alimentar em crianças nesta sexta

A alergia alimentar em crianças estará em pauta nesta sexta-feira (20), às 8 horas, durante audiência pública que irá ocorrer no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O evento é aberto a toda população e é uma oportunidade para as mães e os pais de crianças alérgicos a certos tipos de alimentos de cobrarem do Estado formas de inclusão social.

A audiência tem como objetivo buscar soluções e ações públicas de orientação aos profissionais da educação, saúde, nutricionistas e assistentes sociais, oportunizando uniformização nas escolas públicas e privadas de uma política de proteção aos acometidos da alergia alimentar.

Responsável pela realização da audiência, o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), que é médico anestesiologista, afirma que o tema é importante de ser divulgado porque existem muitas alergias que acabam sendo desprezadas por falta de conhecimento. Para levar informação com embasamento científico, estarão presentes no evento médicos e especialistas na área de alergia alimentar. Veja quem são eles:

Agnes Saraiva Bezerra – Advogada atuante na área da saúde, especialmente na área de alergia alimentar e membro consultivo da Comissão de Saúde da Organização dos Advogados do Estado do Ceará.

Ana Carolina Sousa San – Médica e especialista em alergia e imunologia pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Leda Alves – Professora da língua portuguesa e inglesa, defensora da conscientização da alergia alimentar e mãe de alérgicos.

Lanna Beatrice Tavares Maluf – Médica especialista em pediatria e gastropediatria.

Cristiane Marques Caldeira – Palestrante e consultora em educação positiva, coach familiar e mãe de criança com alergia alimentar.

Aldemir Soares Mangabeira Júnior – Presidente do Conselho Regional de Nutrição.

Quem é mãe de criança alérgica sabe o quanto o tema é importante e altera a rotina da família, forçando-a a conhecer melhor o que é oferecido aos filhos, dentre uma série de cuidados. Ao blog Minha Filha, Minha Mãe, a Cris Caldera, que estará palestrando na audiência pública, contou como sua vida mudou após descobrir que um de seus dois filhos possui alergias alimentares múltiplas.

Ela era professora universitária, mas mudou sua trajetória profissional e criou o blog Sabor Materno há 6 anos. “Quis propagar informações sobre alimentação saudável Infantil e maternidade. O Sabor Materno organiza eventos e eu sou consultora em educação positiva e coach familiar”, diz. Além disso, Cris utiliza suas redes sociais diariamente para divulgar informações sobre educação positiva.

Alguns tipos de alergias alimentares

Alergia à proteína do leite – Trata-se de uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas dos alimentos, de ácaros, de pólen, de pelo de animais, etc. Essa intolerância é decorrente da dificuldade do organismo em digerir à lactose, açúcar do leite, devido à diminuição ou da ausência de lactase, enzima que a digere.

Alergia a soja – Parte dos alérgicos ao leite também pode desenvolver alergia a soja, sendo mais comum que os sintomas surjam durante a infância.

Alergia ao ovo – É uma das mais comuns na infância e pode persistir ainda na idade adulta. Os sintomas de alergia ao ovo podem incluir urticária (lesões vermelhas na pele que coçam muito), manchas avermelhadas na pele, inchaço na boca e nos olhos, chiado no peito, coriza, tosse, rouquidão, diarreia, vômitos e, nos casos mais graves, choque anafilático.

(Com informações da Assessoria)